top of page

Outubro Rosa: prevenir é a melhor escolha

Embora crie-se datas específicas sobre prevenção e combate de doenças, todos os dias devemos estar atentos a nos prevenir contra os mais diversos problemas que podem atingir nosso corpo.

Outubro rosa

Outubro já é conhecido mundialmente como o mês da prevenção ao câncer de mama, doença que em 2013 levou a óbito mais de 14 mil pessoas no Brasil, majoritariamente mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Sim, majoritariamente, pois homens também não estão livres de ter esse tipo de problema, embora seja um número muito pequeno – cerca de 1% dos casos de câncer de mama ocorrem em homens – ainda assim a prevenção é necessária.

O problema é praticamente raro em mulheres abaixo dos 35 anos de idade, porém os riscos de aparecem depois dos 50 são muito altos. Se descoberto cedo, pode evitar maiores dores cabeça e até mesmo o falecimento da paciente. Por isso a importância do autoexame, onde a própria pessoa pode identificar alterações em seu corpo. É recomendado faze-lo uma vez por mês, deslizando os dedos indicador, médio e anelar da mão de forma suave, fazendo movimentos circulares por toda mama, direita e esquerda (uma de cada vez), procurando por caroços e secreções. Mais orientações como essa é possível ver no portal do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).

Além do autoexame, a mamografia é de extrema importância. Assim, destacamos a importância da ida regular ao médico, em que, com o apoio de uma equipe de profissionais irá te aconselhar e te orientar sobre o que e como fazer.

A sua vida é o que há de mais importante, e sua saúde está intrinsecamente ligada a ela, portanto deve ser tomado os maiores dos cuidados para que, além de não ocorrer de se ter um problema grave como o câncer de mama, poder manter uma qualidade de vida para que nem você nem as pessoas que você ama fiquem preocupadas. Pelo bem da sua saúde, pelo bem da sua vida, escolha se prevenir, cuide-se todos os dias.

Fontes:

Instituto Nacional de Câncer

www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/cancer_mama

Instituto Brasileiro de Controle do Câncer

www.ibcc.org.br/autoexame/mama.asp

Instituto Neo Mama – Outubro Rosa

www.outubrorosa.org.br/depoimentos/mamografia-entenda-o-exame-e-a-sua-importancia/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page